Vila Rica: Alunos da Zona Rural Ganham Novas Salas de Aula Após 20 Anos de Espera

Um mutirão de esforços e a colaboração da comunidade rural do Projeto de Assentamento Ipê transformam a realidade educacional em Vila Rica, Mato Grosso.

Grupo de pessoas, incluindo alunos e autoridades, em frente à nova construção da escola em Vila Rica. Crédito: Governo de Vila Rica Oficial no Instagram
Alunos e autoridades celebram a entrega das novas salas de aula no Projeto de Assentamento Ipê, Vila Rica. Crédito: Governo de Vila Rica Oficial no Instagram

Em uma vitória significativa para a educação no campo, a comunidade rural do Projeto de Assentamento Ipê, em Vila Rica, Mato Grosso, celebrou nesta quarta-feira, 06 de agosto de 2025, a entrega de duas novas salas de aula. Este marco encerra um período de duas décadas em que os alunos da região precisaram se adaptar a condições de estudo improvisadas, expostos a sol, chuva e poeira.

Vânia Almeida, Coordenadora do Ensino Médio do Campo, relembrou os desafios enfrentados diariamente pelos estudantes. “Foram 20 anos que os alunos estudam debaixo de árvore, puxadinho, casa do caseiro, principalmente na quadra, tomando sol, chuva, poeira…”, destacou ela, evidenciando a urgência e a importância dessa conquista para a comunidade escolar.

A iniciativa para a construção das salas partiu do Prefeito João Salomão, conhecido como João da Pá, logo no início de sua gestão. Ele relatou: “No dia depois que eu assumi a gestão, estivemos aí, eu vi a dificuldade que os alunos estavam tendo aqui, a gente resolveu fazer um mutirão aqui com os pedreiros, servente, enfim, os pintores. Agora hoje foi a entrega da sala pra dar melhor condição para esses alunos para estar estudando, um melhor ensino.”

Joeliton Machado, Secretário de Educação, explicou que a obra teve seu início em uma gestão anterior, mas foi concluída através de um grande esforço conjunto. “Aqui é uma obra que começou na gestão passada e que nós fizemos todo o esforço para concluir, para que ainda este ano esses alunos possam estudar dentro dos espaços e com todas as condições, como todos os alunos das escolas que estão hoje na cidade”, afirmou ele, reforçando o compromisso com a igualdade de oportunidades para os estudantes.

Ver esta publicação no Instagram

Clique para carregar o conteúdo

Joana Coelho, Diretora da Escola Municipal Rui Ramos, enfatizou a luta constante para acomodar os alunos ao longo dos anos. “A gente vem aí, no passar dos anos acomodando-os, desde que saem do ensino fundamental, a gente vem acomodando, organizando vamos dizer, vamos fazer um puxadinho, uma salinha pequena, e na maioria das vezes, né, quando inicia os anos, não tínhamos salas para estar acolhendo, né, conforme eles merecem.” Ela expressou sua gratidão por finalmente poder oferecer um ambiente digno.

Superação e Apoio Comunitário

Apesar das adversidades, a resiliência dos alunos do Projeto de Assentamento Ipê é notável. Iasmyn Vihadeli, estudante do 3º ano do Ensino Médio, compartilhou o orgulho da turma: “E com todas essas dificuldades, não deixamos de nos destacar, sendo a melhor turma no primeiro e no segundo bimestre das 15 turmas da sede e das salas anexas ao campo do Município de Vila Rica. E vamos representar a DRE em Confresa.” Um testemunho inspirador da força e dedicação desses jovens.

A concretização desse projeto foi um verdadeiro exemplo de colaboração. “E depois desses 20 anos, graças a Deus, com toda uma nova mobilização dos alunos que hoje estão no terceiro ano, tanto da Câmara de Vereadores, da Prefeitura, DRE, escola, os pais, a comunidade, para que saísse a construção dessas duas salas de aula aqui”, reiterou Vânia Almeida. Goiano da Cerâmica, Presidente da Câmara de Vereadores, fez questão de ressaltar a importante ajuda de empresários locais, especialmente “a Dona Ana Brizotti, que é moradora aqui do projeto também, que deu uma grande contribuição para a construção dessa sala de aula.”

Iasmyn Vinadeli expressou a alegria dos estudantes: “É muito bom, porque agora nós vamos ter melhor condição de estudo, já que antes estávamos em um barracão da escola. Queremos agradecer aos professores envolvidos que se destacaram muito com todas essas dificuldades, e para todos que estão envolvidos na construção das salas, que vai nos ajudar muito a ter melhores condições de estudos agora.”

Clelma Lopes, Primeira-Dama de Vila Rica, emocionou-se com a conquista: “Imensamente agradecida de poder estar presente nessa gestão e poder estar aqui hoje entregando essas duas salas pra esses alunos que mereceram muito, que correram atrás, que foi a luta, que buscou e no final de tudo chegou ao fim, e que hoje estão aqui recebendo uma nova estrutura, que vai ser uma primeira de muitas que virão.” O Prefeito João Salomão concluiu, reafirmando o compromisso da administração: “Estamos ali à disposição de todos vocês. Pais, alunos, estamos aí à disposição de vocês. Muito obrigado.”

Engajamento e Repercussão

O anúncio da entrega das novas salas de aula no perfil oficial do Governo de Vila Rica, @governodevilaricaoficial, gerou um bom engajamento na plataforma. O post acumulou 157 curtidas e 5 comentários, refletindo o sentimento positivo da comunidade. Com 5.658 seguidores, o perfil demonstra a capacidade de mobilizar e informar os moradores sobre as ações do poder público. Entre os comentários, a gratidão e o reconhecimento foram evidentes:

Parabéns a todos envolvidos que de alguma forma contribuíram para melhoria da nossa escola. As crianças agradecem. E merecem o melhor cada dia mais. Parabéns Joana e secretários. Parabéns a todos q ajudaram de alguma forma.

@negri.natalia

Meus netos estudão aí, e adoram essa escola

@mariahelenarodrigues892

Escola ipé estudei aí de 2000 até 2008

@qra_xara

A entrega dessas salas é um passo importante para a comunidade e um exemplo do poder da colaboração entre o poder público, iniciativa privada e a população. A notícia reforça que o empenho coletivo pode transformar a realidade e melhorar significativamente as condições de morar em Vila Rica, tornando a cidade um lugar cada vez mais promissor, em especial no cenário da educação. Para continuar acompanhando de perto as novidades e o desenvolvimento do estado, siga nosso portal Morar no Mato Grosso e mantenha-se bem informado.