Em um momento de grande celebração e reconhecimento, a cidade de Tapurah, no Mato Grosso, destacou o sucesso do seu Projeto Bombeiros do Futuro. Três alunos que se destacaram na turma de 2025 foram agraciados com tablets, simbolizando o compromisso, a evolução pessoal e o exemplo dado por esses jovens durante o programa.
A iniciativa, que já está em sua sexta edição em Tapurah, demonstra a força da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, com o apoio da Polícia Militar e do professor de Jiu-Jitsu. Este ano, o projeto impactou diretamente 54 crianças, promovendo valores essenciais para a vida e contribuindo para a formação de futuros cidadãos.
Reconhecimento ao Esforço e Dedicação
A entrega dos prêmios, que ocorreu no gabinete da Prefeitura, foi um marco de felicidade para os jovens e suas famílias. A Secretária de Assistência Social e Habitação, Danielle Eickhoff, ressaltou que a premiação vai além de um simples presente.
No dia que encerrou, a gente comunicou a eles que cada um dos alunos destaque, que foram 3, iam ganhar um tablet. Então hoje a gente está fazendo a entrega para eles e convidamos eles para vir até a prefeitura aqui para receber. Eles foram os que mais se destacaram nessa edição. Então, na próxima, eles que vão ser os condutores da turma, junto com a equipe do Corpo de Bombeiros. Eles serão os monitores que vão monitorar as próximas crianças que participaram.
O Vice-Prefeito, Adriel Martini, também enfatizou a importância de ações como essa na formação de crianças e adolescentes de Tapurah. Ele parabenizou todos os envolvidos, desde a secretaria até os instrutores, por tomarem a frente nesse projeto que agrega valores e será lembrado por toda a vida dos participantes.
Parabéns a todos os envolvidos, a secretaria, para o Capitão Helckier e também o professor de jiu-jítsu que tomaram frente junto com os demais nesse projeto com o bombeiro, o Corpo de Bombeiros, parabenizar as 54 crianças que finalizaram o curso. Hoje estamos aqui entregando a premiação, os três destaques da turma. Então assim, dizer que o município precisa de ações, precisam dar oportunidade a essas crianças, os valores ao qual elas agregaram nessa e nesse curso, eu sei que vai ser para a vida toda e dizer que a gestão do Álvaro está aqui para de fato apoiar todas as ações. Que continue o ano que vem uma nova turma de novo, com o sucesso que foi essa?
Marciane Lewandows, Coordenadora do CREAS, expressou seu orgulho pela longevidade e pelo sucesso do projeto, que já dura seis anos e se consolida como um importante instrumento de transformação social em Tapurah.
É um projeto muito bonito, né? Já é uma parceria de seis anos, né? A sexta edição e se tudo der certo, ano que vem a gente traz novamente, né? Esse ano foi, foi muito bom o projeto, desenvolver do projeto, né? Com as parcerias, a gente teve o auxílio também da Polícia Militar, que nos auxiliou aí emprestando materiais. Teve o professor de jiu-jítsu, o professor Thiago, que também se destaca muito, faz um trabalho muito bonito no nosso município também, participou ali da instrução de Defesa Pessoal, que foi muito importante, também foi muito proveitosa, né? Então a gente agradece a Polícia Militar e também o professor Thiago, o professor de jiu-jítsu e também todos os bombeiros, né? Nossa, é assim, a equipe muito, muito motivada mesmo, o pessoal trabalha demais, é um trabalho muito caprichado, as crianças são muito bem cuidadas, são muito bem treinadas.
O Capitão Helckier, comandante da Polícia Militar local, também enfatizou o impacto positivo do projeto e a contribuição da corporação na formação dos alunos, especialmente na instrução de defesa pessoal e jiu-jítsu inclusão.
Nós podemos contribuir com um pouco ali na formação também do na capacitação desses alunos durante o curso deles, com defesa pessoal ministrada aí pelo nosso professor de artes marciais de jiu-jítsu no projeto Jiu-jítsu inclusão, com parceria com o município também, um projeto social que vem dando certo, né? Não podemos também deixar essa parcela de contribuição para cada vez melhorar as próximas turmas vindouras também.
Os alunos Ana, Luan e Maria compartilharam a felicidade e as experiências vividas, destacando o aprendizado sobre educação, bem-estar, respeito e salvamentos, como o aquático. Para Luan, aprender a fazer a flexão direito foi um dos ensinamentos que o ajudou a amadurecer. Ana, por sua vez, mencionou o campo de treinamento e o “chá” – que vai ficar guardado na memória – como momentos marcantes.
A mãe da aluna Ana, Juliana, relatou as transformações que observou em casa, como o ganho de segurança e autonomia na tomada de decisões rápidas, incentivando outros pais a matricularem seus filhos nas próximas edições. Para ela, o projeto oferece uma instrução para a vida, que vai além da vulnerabilidade social, e é muito importante para o futuro das crianças e adolescentes.
É que no começo as crianças chegaram agitadas, né? E chegaram muito inseguras, né? E com o passar das instruções, elas foram pegando segurança, foram pegando autonomia, foram pegando uma disciplina, né? E foi isso que eu observei dentro de casa com os meus, porque, por exemplo, Ana Júlia, ela era muito insegura quando tinha que tomar uma decisão rápida. E teve uma determinada situação que eu vi, assim, como ela mudou, ela foi rápida para tomar a decisão. Isso eu acho muito importante para o nosso dia a dia, para o nosso futuro. Quando a gente precisa tomar decisões rápidas, eu acho que precisa ser seguro no que está fazendo, né? Então, assim, são essas orientações que eu acho muito importante para o dia a dia, e recomendo assim aos pais, aos responsáveis, a eles estarem colocando as crianças. Não é somente para criança com vulnerabilidade social, não, é instrução para a vida, né? Então assim, quem puder, vai lá, matricule seu filho, coloque, porque assim, só vai estar acrescentando conhecimento no dia a dia das crianças, mais tarde adolescentes, dos jovens, isso é muito importante.
Este projeto é um exemplo claro de como o investimento na juventude pode gerar resultados incríveis, contribuindo para um futuro mais promissor e uma comunidade mais resiliente. Para saber mais sobre como Tapurah está crescendo e oferecendo oportunidades, visite Morar no Mato Grosso. Não perca as próximas notícias e continue acompanhando as iniciativas que transformam a vida dos cidadãos de Tapurah e de todo o estado!
Para mais informações sobre o projeto e outras ações da prefeitura, você pode visitar o perfil oficial no Instagram: prefeituratapurah.