A tão aguardada duplicação da BR-163 em Mato Grosso, que vai além de Sinop e se estende por mais 245,8 quilômetros até Guarantã do Norte, está ganhando um novo capítulo. O deputado estadual Diego Guimarães, um dos grandes defensores dessa causa, compartilhou detalhes cruciais sobre o avanço do projeto após uma recente reunião em Brasília.
As discussões sobre a obra ocorreram no Tribunal de Contas da União (TCU), onde representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Ministério dos Transportes e da concessionária Via Brasil, responsável pelo trecho de Sinop a Miritituba, estiveram presentes. As imagens apresentadas na reunião mostram a ambição e a necessidade da duplicação, que promete revolucionar o tráfego e a segurança na região.
Detalhes Essenciais do Projeto da BR-163
O plano de duplicação abrange um trecho extenso e vital para o escoamento da produção agrícola e o tráfego de passageiros. A proposta detalhada pela Via Brasil, atualmente em análise no Núcleo de Conciliação do TCU, inclui não apenas a duplicação das pistas, mas também importantes melhorias em áreas urbanas.
- Extensão Duplicada: A obra prevê a duplicação de 245,8 km da BR-163, ligando Sinop a Guarantã do Norte.
- Cidades Abrangidas: Passará por importantes municípios como Cláudia, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.
- Travessias Urbanas: Serão realizadas obras de travessia urbana, essenciais para a segurança e fluidez do tráfego local, uma vez que a BR-163 corta o perímetro urbano de diversas cidades, causando dificuldades para pedestres e veículos.
- Alças de Acesso e Interconexões: O projeto contempla a construção de alças de acesso e interconexões complexas, como as ‘Trombetas’ e ‘Diamantes’, em cidades como Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Matupá, facilitando o fluxo entre a rodovia e os centros urbanos.
- Passarelas: A segurança dos pedestres também será prioridade, com a construção de passarelas em trechos de maior movimento em Peixoto de Azevedo e Matupá.
Essas melhorias são fundamentais, considerando que mais de 6.000 veículos, em sua maioria caminhões, trafegam diariamente por essa rodovia, que atualmente é conhecida como a ‘Rodovia da Morte’ devido ao alto índice de acidentes. O objetivo é que a homologação deste acordo no TCU ocorra até o final do ano, para que as obras possam começar já em 2026, transformando a realidade do transporte na região.
A mobilização de lideranças como diegoguimaraesmt e o engajamento de órgãos como TCU, ANTT e o Ministério dos Transportes são cruciais para que este projeto saia do papel. O post no Instagram de Diego Guimarães mostra um bom engajamento, com 1551 curtidas e 207 comentários, refletindo a importância e a expectativa da população pela obra.
Entre os comentários, muitos expressam apoio e esperança:
👏👏👏👏
Boa 👏👏👏👏👏👏
. Há também quem aponte problemas específicos, como:
Trecho horrível da 163 que o prefeito de sinop já teria que ter tomado providência e o trevo de juara até entrada da cidade de sinop, e horrível não anda 😢
, evidenciando a urgência das intervenções.
A duplicação da BR-163 não é apenas uma obra de infraestrutura; é um passo gigante para a segurança viária, o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida de quem reside em cidades como Sinop e outras do Nortão. As rodovias duplicadas facilitam o transporte de cargas, atraem investimentos e tornam a vida nas comunidades ao longo da BR-163 mais segura e eficiente.
Este projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso, mostrando como a infraestrutura de qualidade é um pilar para um estado que está sempre em crescimento e busca melhorar para todas as suas cidades. Para ficar por dentro de todas as novidades sobre este e outros projetos que impactam diretamente a vida de quem escolhe Morar no Mato Grosso, continue acompanhando nossos conteúdos e se mantenha bem informado sobre as transformações da região.
Aviso: Este artigo aborda um tema de relevância política. Nosso objetivo é informar os leitores sobre os acontecimentos e projetos discutidos por representantes eleitos, mantendo a imparcialidade e o foco nos fatos.